Internet Global Desligada: Tempestade Solar Provoca Maior Apagão da História
O mundo está se recuperando de um grande apagão informático, considerado o maior da história, causado por uma tempestade solar de grandes proporções. O evento, previsto pelo professor Peter Becker da Universidade George Mason, ocorreu devido a uma ejeção de massa coronal que distorceu o campo magnético da Terra, afetando drasticamente a infraestrutura tecnológica global.
Esse tipo de tempestade solar é caracterizado pela emissão de partículas solares e radiação eletromagnética que interferem no campo magnético da Terra. As consequências incluíram falhas generalizadas na internet, interrupções em sistemas de navegação como GPS, danos a satélites e à rede elétrica. Este fenômeno demonstrou a vulnerabilidade da nossa infraestrutura tecnológica moderna a eventos espaciais de grande magnitude (Engenhariae) (Gazeta SP) (TVBV).
Especialistas apontam que a internet, que amadureceu durante um período de relativa calmaria solar, não estava preparada para enfrentar tal nível de interferência. Embora a previsão inicial fosse de uma elevada atividade solar em 2025, observações indicaram que o evento se anteciparia para 2024, como de fato ocorreu. A tempestade causou não só interrupções temporárias, mas danos permanentes a alguns sistemas, levando a um esforço global para restaurar e melhorar a resiliência das redes de comunicação (TVBV) (Pensar Cursos) (Engenharia Hoje).
Apesar da gravidade do evento, organizações como a NASA e a Agência Espacial Europeia estão desenvolvendo sistemas de monitoramento para prever e mitigar os efeitos de futuras tempestades solares, visando proteger melhor as infraestruturas essenciais contra essas ameaças espaciais (Pensar Cursos) (Engenharia Hoje).
Nenhum comentário:
Postar um comentário