Irã Choca o Mundo com Execução em Massa de 29 Pessoas em Um Único Dia

Execução Coletiva: 29 Mortes em Um Dia no Irã Aterrorizam o Mundo

Em 7 de agosto de 2024, o Irã realizou a execução de 29 prisioneiros em um único dia, sendo 26 deles executados em uma execução coletiva na prisão de Ghezelhesar, localizada em Karaj, próximo a Teerã. Três outras execuções ocorreram na prisão central da mesma cidade. 

 

As acusações incluíam assassinato, tráfico de drogas e estupro. Organizações de direitos humanos, como a Iran Human Rights e HRANA, denunciaram essas execuções como uma forma de intimidação estatal, especialmente após os protestos de 2022.

 

Essas execuções geraram grande preocupação internacional, especialmente porque o Irã é o segundo país com o maior número de execuções no mundo, ficando atrás apenas da China. 

 

Grupos de direitos humanos frequentemente acusam o governo iraniano de utilizar a pena de morte como ferramenta para silenciar dissidentes e intimidar a população.

 

Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor da Iran Human Rights, alertou para a possibilidade de mais execuções em massa nos próximos meses, caso a comunidade internacional não intervenha de maneira eficaz. 

 

Segundo a Iran Human Rights, essas execuções em massa são relativamente raras no Irã, sendo a última ocorrência comparável registrada em 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Mais Também: